Sem Título-1.png

Exposição física

e virtual

RECEPCAO EXPO PANDEMIA SANTA CASA_Recepção.jpg

Concepção

   O Museu da História da Medicina do Paraná, Espaço Cultural da Santa Casa de Curitiba, apresenta a Exposição 'Vivendo a Pandemia no Ambiente Hospitalar', viabilizada ao público em formato físico e virtual.

 

   Para quem transita pelo prédio histórico, que nesta momento de medidas restritivas são essencialmente os pacientes e acompanhantes, é possível apreciar a exposição nos corredores comuns da ala histórica e nos jardins. O restante do material estará acessível na visita mediada ao espaço cultural.

 

   Respeitando o atual momento da pandemia de Covid-19, que ainda inspira muitos cuidados, uma versão virtual está disponibilidade neste site, oportunizando o acesso a pessoas de qualquer localidade.

 

   De forma física e virtual, o lançamento ocorre como uma homenagem aos 141 anos  do Hospital da Santa Casa de Curitiba, comemorado em 22 de maio de 2021.

 

    A exposição remete também a própria fundação da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, em 1855, motivada pela epidemia de cólera que atingia alguns estados brasileiros. A epidemia não chegou a então Província do Paraná, mas motivou a formação de uma comissão de saúde, adoção de medidas preventivas e organização de uma estrutura para atender os doentes.  Dadas as devidas proporções demográficas daquela época para a atualidade da capital paranaense, as similaridades permeiam a história da Santa Casa de Curitiba.

A proximidade do espaço cultural com a área hospitalar garantiu a documentação fotográfica da linha de frente do combate ao Covid-19 de forma sensível e precisa. Para o futuro, estes registros eternizam de forma histórica a perpetuação da função misericordiosa e protetora do Hospital Santa Casa de Curitiba, cujos beneficiários diretos são os cidadãos paranaenses”.

[19SNM] Horizontal Negativo.png

A exposição Vivendo a Pandemia no Ambiente Hospitalar integrou a programação do Museu da História da Medicina do Paraná na 19° Semana Nacional de Museus, que ocorreu entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, com o tema foi 'O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar'. 

 

A participação simbolizou a retomada das atividades culturais voltadas ao público do Museu.  Desde março de 2020, em razão da pandemia mundial de Covid-19, o espaço cultural realizava apenas atividades internas, como gestão de acervo, documentação, organização e renovação da exposição de longa duração, além de visitas para grupos internos, com número de participantes reduzido.

 

O desenvolvimento desta exposição fotográfica salientou, para a equipe do Museu, a importância dos museus e espaços culturais para o combate ao desconhecimento e desinformação. Assim, desenvolvemos atividades para a Semana de Museus alinhadas ao tema, que sugere também uma reflexão do papel dos museus no mundo pós pandemia. 

 

Toda a programação foi realizada de forma virtual, oportunizando o acesso em qualquer localidade e a qualquer tempo. Ao lado, disponibilizamos as mesas redondas que foram realizadas.